>Ipea aponta que Aeroporto Marechal Rondon e de outras 8 cidades não fica pronto para Copa 2014

Posted on abril 14, 2011. Filed under: Sem-categoria |

>

Dos 13 aeroportos que estão em obras, nove não devem estar prontos para receber a Copa do Mundo de 2014, de acordo com estudo do Ipea. Segundo o documento, a situação é preocupante, já que os prazos estimados pela Infraero dificilmente serão cumpridos. De acordo com o Ipea, os terminais de Manaus, Fortaleza, Brasília, Guarulhos e Campinas, em São Paulo, Salvador, Cuiabá, Confins, em Minas Gerais, e Porto Alegre poderão registrar atrasos.

Aeroporto Marechal Rondon, Várzea Grande/MT

O estudo, assinado pelos pesquisadores Carlos Alvares da Silva Campos Neto e Frederico Hartmann de Souza, aponta que a média de prazo de obras de infraestrutura de transporte no país é de 80 meses após o fim da fase de projetos. De acordo com os pesquisadores, as obras dos aeroportos de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Guarulhos (SP), Salvador (BA), Campinas (SP) e Cuiabá (MT) em 2010 ainda estavam em fase de projeto e só ficariam prontas em 2017, caso os prazos médios de elaboração de projetos, licenciamentos etc, sejam iguais aos da média no país. Já os de Confins (MG) e Porto Alegre (RS) estão com projetos básicos prontos e também não ficariam prontos a tempo da Copa.
O estudo também critica o plano de ampliação da Infraero para estes aeroportos. Segundo o estudo, ainda que a média de crescimento do número de passageiros seja um pouco menor nos próximos quatro anos, quando as obras ficaram prontas a capacidade dos aeroportos já estará no limite novamente. Um dos exemplos citados é o do Aeroporto de Vitória, que tem previsão de ampliação para 2,1 milhões de passageiros/ano e, em 2010, o aeroporto já teve 2,3 milhões.
Os estudiosos apontam que a Infraero apresenta nos últimos anos dificuldades para aplicar seus planos de investimento. Segundo eles, no período entre 2003 e 2010, a empresa só aplicou 44% dos recursos que estavam previstos para ampliação de aeroportos. De acordo com eles, de 2009 para 2010, três aeroportos (Natal, Manaus e Maceió) passaram à categoria de “Situação Crítica”, ou seja, estão com número de passageiros acima de sua capacidade prevista. Dos 20 maiores aeroportos, 14 estão em situação crítica. Três estão em situação “preocupante” (ocupação acima de 80%) e três estão em situação adequada (abaixo de 80%). Com participação da Folha de SP

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: