>Banco Central eleva taxa de juros para 12% ao ano

Posted on abril 21, 2011. Filed under: Sem-categoria |

>

Na terceira reunião do ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) contrariou expectativa dos analistas ao dar um aumento à Selic abaixo do esperado. A autoridade monetária elevou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 12% ao ano. Segundo o comentário emitido pelo BC após a divulgação da nova taxa, a decisão não foi unânime. Dois membros do Copom votaram por um aumento de 0,5 ponto percentual, que elevaria a taxa a 12,25%, mas foram vencidos pelos cinco votos favoráveis à elevação de 0,25 ponto percentual.

Tombini e equipe surpreenderam analistas com um aumento na 
taxa básica de juros abaixo do esperado

Na última segunda-feira (18), o Boletim Focus, do BC, mostrou que as projeções do mercado para a inflação em 2011 aumentaram novamente. A estimativa apontada no boletim prevê que a inflação oficial chegue a 6,29%. Este comportamento, segundo a média do mercado, sugeria uma postura mais incisiva do banco, ou seja, um aumento de 0,5 ponto percentual na taxa.
Desde o começo do ano, economistas vêm manifestando incessantemente suas preocupações com uma previsão de inflação cada vez mais longe do centro da meta estabelecida pelo BC, de 4,5% ao ano. Agora, a estimativa ameaça, inclusive, ultrapassar o limite superior aceitável, de 6,5%.
No último dia sete de abril, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou um aumento no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que dobrou de 1,5% para 3% no crédito à pessoa física. À época, Mantega deixou claro que a medida tinha como objetivo frear o consumo, reforçando o combate à inflação feito via política monetária.
Na próxima segunda-feira (25) o Banco Central divulga novo Boletim Focus, trazendo a reação do mercado ao ajuste na Selic. Três dias depois, na quinta-feira (28), o BC divulga a ata da reunião do Copom. O documento mostra como a autoridade monetária enxerga o cenário econômico no Brasil e no mundo, e apresenta as justificativas para o aumento dos juros.
Ao fim da reunião, o Banco Central emitiu a seguinte nota: “Dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu elevar a taxa Selic para 12,00% a.a., sem viés, por cinco votos a favor e dois votos pelo aumento da taxa Selic em 0,50 p.p. Considerando o balanço de riscos para a inflação, o ritmo ainda incerto de moderação da atividade doméstica, bem como a complexidade que ora envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que, neste momento, a implementação de ajustes das condições monetárias por um período suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta em 2012.” Fonte: Exame

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: