>Mato Grosso comemora 263 anos hoje

Posted on maio 9, 2011. Filed under: Sem-categoria |

>

Mato Grosso comemora seu aniversário de 263 anos nesta segunda-feira, 09 de maio. Esta data foi estabelecida pela Lei nº 8.007, de 26 de novembro de 2003, que cria a data – deputado licenciado João Malheiros (PR), é atualmente secretário de Estado de Cultura (SEC) e defende a expansão das comemorações pela fundação do estado. Em um dos atos de comemoração realizado no dia 1º de maio, no Rio Cuiabá, Malheiros realizou a primeira procissão fluvial do Senhor Bom Jesus do Cuiabá. Pelo menos mil pessoas participaram do evento.

“Temos que resgatar a história e reforçar a cidadania dos mato-grossenses. A lei é também uma forma de despertar o espírito cívico e solidificar os costumes e tradições que marcam a individualidade de um povo”, declara Malheiros.

A data de aniversário não determina feriado, porém faz parte do calendário oficial do estado, que geralmente realiza eventos comemorativos entre 1º a nove de maio. As ações, em geral acontecem nas sedes dos poderes estaduais e municipais, corporações militares e nos estabelecimentos de ensino público e privado. O autor da lei lembra que quando os órgãos não têm a oportunidade de organizar grandes programações, ao menos hasteiam a bandeira de Mato Grosso e cantam o hino estadual.

“Precisamos ter um momento comemorativo e a data do aniversário é a mais oportuna para fortalecer essa idéia e promover o orgulho de ser mato-grossense”, avalia o parlamentar, ao argumentar que apesar de ter sido criado em 1748, Mato Grosso só passou a ter uma data comemorativa há sete anos.

“A data de aniversário é um dia muito especial na vida de uma pessoa. Foi com muito carinho que criei esta lei para Mato Grosso, estado por qual sou eternamente apaixonado. Amo esta terra”, declarou Malheiros.

História

A Capitania de Mato Grosso foi criada 9 de maio em 1748, após ser desmembrada da Capitania de São Paulo e teve os seguintes governantes até 1821: Antônio Rolim de Moura de 1751 a 1765, fundou a primeira capital Vila Bela da Santíssima Trindade; João Pedro Câmara de 1765 a 1769; Luís Pinto de Souza Coutinho de 1769 a 1772, expulsou os jesuítas e fundou vários fortes e povoados; Luis de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres de 1772 a 1789; João de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres de 1789 a 1796; Caetano Pinto de Miranda Montenegro de 1796 a 1802; Manuel Carlos de Abreu e Meneses de 1802 a 1807; João Carlos Augusto d´Oeynhausen e Gravemberg de 1807 a 1819, iniciou a transferência da capital de Vila Bela para Cuiabá; e Francisco de Paula Magessi de Carvalho, de 1819 a 1821.
Com a proclamação de Independência do Brasil todas as capitanias se tornaram províncias. O primeiro acontecimento político da época foi a Rusga, onde os grupos políticos liberais e conservadores que queriam reformas políticas, sociais e administrativas. Em 1864 inicia a Guerra do Paraguai, Paraguai fazia fronteira com Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), Mato Grosso participou com soldados e protegendo as fronteiras do estado.
Depois de uma pequena divisão do Estado duante a revolta Constitucionalista onde o sul aproveitou a situação e formou um pequeno governo durante 90 dias, em 1977 o governo federal decretou a divisão do Estado de Mato Grosso, formando então Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devido a “dificuldade em desenvolver a região diante da grande extensão e diversidade.
A mudança da capital foram por motivos de distância e dificuldade de comunicação com os grandes centros do Brasil, o processo de transferência foi iniciada no governo de João Carlos Augusto dOeynhausen e Gravemberg e grande parte da administração foi transferida no governo de Francisco de Paula Magessi de Carvalho que por dificuldades na administração, a capital retornou a Vila Bela, somente em 1825 por um decreto de Dom Pedro I a capital ficou definitivamente em Cuiabá.

Fonte: Megadebate

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: