>Oi deverá anunciar novo presidente, Fábio Barbosa pode assumir

Posted on maio 9, 2011. Filed under: Sem-categoria |

>

Um dos nomes cotados para assumir a companhia é o de Fábio Barbosa, ex-presidente do Santander e hoje à frente do conselho de administração do banco.
Barbosa nega ter sido procurado, mas Otávio de Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez e membro do conselho da operadora Oi, dá uma pista. “Embora o futuro presidente da companhia ainda não tenha sido definido, nós não estamos em condições de descartar bons nomes”, diz Azevedo.

Fábio Barbosa, ex-presidente do Santander, poderá levar bom 
modelo de governança corporativa à Oi
É certo, porém, que o perfil do executivo procurado já está definido. Sabe-se que ele será brasileiro e não português. Há uma predileção por alguém com experiência em telecomunicações, o que não seria o caso de Barbosa, mas há também interesse em trazer para dentro de casa um nome alinhado às boas práticas de governança corporativa, algo que o ex-presidente do Santander tem de sobra.
A Oi fechou dezembro com uma dívida líquida de R$ 18,7 bilhões, queda de R$ 3,2 bilhões em relação a dezembro de 2009, mas ainda bastante alta. E Barbosa, com sua experiência no setor financeiro, pode ser a resposta para solucionar esse problema.
O convite para presidir a Oi, seja para quem for, deve sair em breve, assim como o anúncio do nome ao mercado. Essa decisão é um reflexo da ida de Azevedo e Pedro Jereissatti, da La Fonte, outra controladora da Oi, a Portugal na semana passada.
Os dois viajaram para participar de uma reunião com Zeinal Bava, presidente da Portugal Telecom, detentora de 25,6% da operadora.
Do encontro, eles teriam saído com nomes de executivos previamente aprovados pela Portugal Telecom. O nome de Barbosa não é confirmado nem negado por Azevedo.
Contudo, sabe-se que o executivo ganha pontos ao ter promovido uma profunda mudança na estrutura de governança corporativa do banco desde a época do Real, com olhar voltado para a sustentabilidade e a preocupação com o longo prazo.
Pelo que se comenta, nem todos os acionistas da Portugal Telecom teriam sido consultados, até o momento, sobre o nome do futuro comandante da operadora, o que deverá acontecer em breve.
Duas empresas de headhunter também teriam sido contratadas para mapear executivos no mercado e submetê-los aos controladores da operadora. Fátima Zorzato, da Russell Reynolds, seria a responsável pelo levantamento da lista de principais candidatos. No entanto, os nomes ainda não teriam sido indicados.
O que se sabe, por enquanto, é que nada é unânime entre os acionistas.
Há quem defenda a vinda de um executivo com experiência em telecom para a Oi, a exemplo de Roberto Lima, que deixa a presidência na Vivo no final de junho. Ele negou, durante duas vezes, que vá atuar na concorrente.
O problema é que faltam bons nomes disponíveis hoje no setor, razão que teria levado Francisco Valim, atual presidente da Serasa Experian na Europa, ex-presidente da Net e ex-diretor financeiro da Telemar, a ser cotado para o cargo. Fonte: Brasil Econômico

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: