>Osama foi para o céu

Posted on maio 11, 2011. Filed under: Sem-categoria |

>

Por Arnaldo Jabor
Osama é o único assunto. Jurei que não escreveria sobre ele, mas esse homem não me sai da cabeça. Aí, resolvi telefonar para o Nelson Rodrigues para ver sua opinião. Disco o telefone preto intergaláctico, pois o Nelson me ajuda a “não” pensar com as falsas luzes do bom senso, das causas e efeitos. O telefone toca. Já ouço as risadinhas dos querubins, em volta de Nelson na nuvem de algodão no céu de estrelas de papel prateado, como nos teatros da praça Tiradentes.

-Nelson…sou eu, o Arnaldo…

-Você me ligando, rapaz, como um telefonista de si mesmo. Achei que tinha me esquecido…

-O negocio é o seguinte, Nelson, estou besta com a morte do Osama….

-Eu também, rapaz…O sujeito acabou de entrar aqui, com guarda-costas e tudo e foi correndo para o paraíso islâmico aí do lado…

Está uma barulheira danada, com todo mundo de camisola gritando “Só Alá é grande”. Deus-pai não liga muito, mas fica vagamente irritado com esse nome; ele e Alá são iguais. Com a chegada do Osama, eu resolvi dar uma “espiadinha” no paraíso deles…

Rapaz, parece o baile do Bola Preta! Os terroristas são tratados a pão-de-ló e goiabada. O Muhamad Atta, aquele chefe-suicida do 11 de setembro, estava deitado numa cama de ouro, com odaliscas do Catumbi rebolando a dança do ventre e, quando o Osama entrou, as mil virgens pularam em cima dele, pedindo autógrafos, macacas de auditório com asinhas…É…Osama é um galã de novela … Aí em baixo também; estávamos apaixonados por ele ao avesso e não sabíamos. Eu confesso que acho ele um craque…

-Como assim? pergunto, como nos maus diálogos.

-Porque ele criou o primeiro acontecimento do século 21. Tudo que os russos quiseram fazer, ele fez em meia hora. E mudou o Ocidente.

A América perdeu a “mascara”’, estavam muito folgados na época…Agora, voltaram como caubóis, mas a vida não será a mesma. Vão continuar procurando bombas em bueiros. O Ocidente sempre teve o alvo da finalidade, do progresso. O Islã, não; quer o imóvel, a verdade incontestável. Eles não vivem na Historia; vivem na eternidade. Agora tem os rebeldes árabes; vamos ver se vão preferir a democracia mesmo ou os dogmas assassinos do Osama. De qualquer modo, os americanos vão ter de incluir a morte em seu dia-a-dia. Não poderão esquecê-la como sempre tentaram. Ficarão mais “orientais”, mas fatalistas…Isso pode até ser bom.

-Como assim? – repito na minha obtusidade.

-Rapaz, me admira você não ver isso: para eles, nos somos o Mal. Eles são o Bem. Aí, a jogada genial do Barack Obama foi ser também o Mal deles. Os cães infiéis atacaram de volta…Você disse uma frase na TV que eu até gostei: “Tudo foi cinema. Começou como “Godzilla” em 2001 e agora acabou como “Duro de Matar”…Você devia abrir uma lojinha de frases…

-Quem sou eu, Nelson?…

-E agora, todo mundo tira casquinha da vitória do Obama. Os republicanos berram: “Se não fossem nossas torturas, não achavam o homem!” Do outro lado, gemem os éticos e idiotas da objetividade: “Foi ilegal -.e nossos valores?” Esses caras já nascem com uma ética pré-fabricada e não se curvam ao intempestivo da Historia; não agüentam o mistério do acontecimento. Não vêem que o certo e o errado estão misturados. Nietzsche disse: “As convicções são cárceres.” Os intelectuais têm de aprender a “não entender”…

-Mas Nelson, politicamente o momento…

-O momento é importante sim porque os ditadores bilionários da Arábia adoravam que os inimigos fossem os americanos, enquanto seus povos miseráveis batiam cabeça ajoelhados no chão…Agora, os árabes acordaram…

-Nelson, você virou marxista aí no céu…

-O Marx me chama de “reacionário”, mas me ouve muito e anda chateado com as bobagens que escrevem sobre ele na academia. Eu disse para ele: “Olha, Marx, a burrice é uma força da natureza, feito o maremoto”…Ele vive repetindo isso, achou uma graça infinita…Bom sujeito, o Marx…

-É….mas a Historia andou para trás…

-Para com isso, rapaz, a História não existe… Ela foi uma invenção daquele alemão, o tal de Hegel que, aliás, está ali sentado numa nuvem, chorando lágrimas de esguicho numa cava depressão …O sujeito achava que a historia andava pra frente e, de repente, meia dúzia de malucos, cheirando a banha de camelo, transformaram nossa vida num pesadelo humorístico. Vocês achavam que a vida era movida pelas “relações de produção”, coisa e tal, mas esqueceram que a historia pode ser “intempestiva, mutante”, como escreveu o Nietzsche, que também anda por aqui, bigodudo, muito sério, e disse uma frase genial para mim: “A filosofia é um exílio entre montanhas geladas…” O Nietzsche é um craque…Sempre que posso, tomo um cafezinho com ele. Nunca saímos da barbárie, pensa bem: tivemos duas guerras mundiais num século. Os alemães queimaram judeus, os americanos derreteram duzentos mil em 30 segundos em Hiroshima e Nagasaki. A razão é um luxo de franceses… Aliás, tem um francês inteligente aqui, o Baudrillard. Ele disse: “Acabou o ‘universal’ – agora, só há o ‘singular’ e o ‘mundial’…” Bom, né?

-Mas, o futuro da humanidade…

-O mundo nunca foi feliz…Esse negócio de felicidade global é invenção do comércio americano…A humanidade dando milho para os pombos na praça de S. Marcos é lero-lero…Deus não quer isso. Vai olhar a Bíblia, o Torá; é tudo no “olho por olho”…Lembra da Inquisição? Deus é violento… (estou falando baixo que Ele está ali perto, consolando o Hegel).

-Mas o ser humano…

-Rapaz…A humanidade é uma ilusão. “Tudo que é real é irracional, tudo que é irracional é real”. Se o mundo acabar não se perde absolutamente nada….
E desligou….

Fonte: A Gazeta

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: