>Bom dia Mato Grosso, desperta e veja a fila da morte!

Posted on maio 14, 2011. Filed under: Sem-categoria |

>

Por José Marcondes *
Darei um tom pessoal a esta nota, em função do choque que o assunto me deu. Ainda ontem almoçei com um dos diretores da Agecopa cujo nome não posso revelar, em função da portaria nº 15 que proíbe-os de falar a imprensa, assunto que abordarei amanhã no programa de rádio do qual sou comentariasta na Mega FM. Depois do almoço aproveitei para ir na Agência e para falar com outros 3 diretores, afim de saber efetivamente o trabalho que estão realizando. Mas este ainda não o nosso assunto.


Logo em seguida encontro um amigo, que também é uma das minhas fontes na administração municipal. Ele me mostra uma lista. Fico estarrecido. Nela consta o nome de 140 pessoas na fila de cirurgia no Pronto Socorro de Cuiabá. São vítimas de acidentes, traumas, fraturas expostas, braços estilhaçados esperando uma intervenção médica que nunca chega. Meu amigo me leva lá para conferir in loco. Confesso que depois não tive condições psicológicas de escrever mais nada. E ainda estou abalado.
Vou até a Assembleia, que é onde encontro meus amigos jornalistas. Abordo alguns com a seguinte pergunta: ‘Você faz jornalismo engajado?’ A resposta da grande maioria é ‘não’. Para muitos de nós a isenção é o valor máximo. Pedi que retirassem esta roupagem porque estávamos diante de um assunto do qual não poderíamos nos isentar. Mostro-lhes a lista dos pacientes com traumas e digo “Quero que você incorpore Oscar Slchindler (industrial que salvou centenas de judeus durante o holocausto). “Existe uma fila de gente no corredor da morte no Pronto Socorro de Cuiabá e somente uma chacoalhada contundente da imprensa pode salvá-los” – disse a eles.
O assunto repercutiu entre os colegas. É claro que não foi minha abordagem, até porque a questão já era pauta de vários jornais. Eu apenas vocalizei uma angústia pessoal. O que vi, o que comovi. Eu pensava que tinha problemas, eu não tenho problemas, você talvez não tenha tantos problemas, quem tem problemas são aquelas pessoas esperando atendimento.
Valeu o desespero. O assunto virou enfoque no noticiário. A TV Centro América fez uma matéria muito contundente e necessária. A Gazeta publicou um editorial irretocável na capa. A Folha do Estado escreveu na manchete “144 pacientes estão no chão e corredores do PSC”. Hoje de manhã passei pela Assembleia e o assunto virou ordem do dia. Valter Rabelo, Percival Muniz, José Riva, Emanuel Pinheiro, todos fizeram contundentes discursos. Os 3º e 4º poderes estavam finalmente mobilizados. Legislativo e imprensa entraram pra valer no caso, graças a sensibilidade de muitos profissionais da imprensa que interpretam este momento.
O governador foi provocado, seu Secretário de Saúde também. O prefeito deve agir imediatamente, assim espero, mas não espero sentado. Todos estamos envolvidos nisso, eu, você, aqueles que tiverem um pouco de energia e capacidade de interferir – por mínimo que seja seu gesto – na questão da saúde em Cuiabá. Precisamos manternos alertas, cobrando, cutucando, provocando… as autoridades competentes precisam agir, e rápido!
O Pronto Socorro de Cuiabá não tem ambulatório. Os únicos hospitais que fazem cirurgia ortopédica em Cuiabá é o Só Trauma, Santa Casa e São Judas Tadeu. O Julio Müller está sucateado. Santa Cruz, São Tomé, Hospital das Clínicas e Modelo estão fechados. O Hospital do Câncer tem capacidade e equipamentos mas não pode fazer cirurgias. No Pronto Socorro 3 salas de cirurgia estão desativadas por falta de equipamento. Somente 2 funcionam. A enfermaria está podre.
Minha gente, estamos falando de vidas, de sofrimento e de dor. Aquelas pessoas que estão nos corredores do PS esperam por salvação. Elas estão sentindo dor. Muita dor.
* José Marcondes (Muvuca) é editor do MegaDebate

Make a Comment

Deixe uma resposta

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

