>Pronto-Socorros de Cuiabá e Várzea Grande serão administradas por OSS

Posted on maio 18, 2011. Filed under: Sem-categoria |

>

As unidades dos Pronto-Socorros de Cuiabá e Várzea Grande serão administradas por Organizações Sociais de Saúde (OSS) contratadas pelo Estado por meio de licitação e que deverão ser efetivadas no prazo de 60 a 90 dias. Pregando urgência, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) antecipou pela manhã que o edital deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no prazo de 10 a 20 dias.
Governador Silval Barbosa recebeu aval dos prefeitos para implantar 
novo modelo de gestão na saúde
O novo modelo de gestão que é defendido pelo governador Silval Barbosa (PMDB) numa tentativa de pôr fim a crise da saúde pública que assola os dois municípios recebeu aval favorável dos prefeitos Chico Galindo (Cuiabá) e Murilo Domingos (Várzea Grande). O assunto foi tratado numa reunião no Palácio Paiaguás que durou mais de cinco horas.
Após o diálogo com os prefeitos, Silval pregou unidade para reverter a crise da saúde pública. “Só vamos conseguir com a união dos poderes e o aval dos prefeitos para o Estado administrar com o auxílio de Organizações Sociais é uma das saídas que encontramos por meio do diálogo”.
A saúde pública tem sido tratada com prioridade pelo chefe do Executivo que na manhã desta segunda-feira convocou uma audiência com Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Defensoria Pública, Ministério Público e Assembleia Legislativa para discutir o assunto e encontrar medidas administrativas que ponham fim aos caos da saúde no Estado.
Repercussão
O prefeito Chico Galindo (PTB) destacou que não é uma entrega da Saúde para o Governo do Estado. “É uma parceria e o município de Cuiabá vai participar com aporte de recursos já que a gestão pelo município é plena”.
A decisão de reforçar a gestão do Pronto Socorro com a intervenção do Estado foi autorizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) na quarta feira passada. Um dos argumentos é que ao menos 55% dos pacientes atendidos no Pronto Socorro de Cuiabá são de municípios do interior de Mato Grosso e até mesmo de outros Estados como Acre e Rondônia.
Por outro lado, o prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR), disse acreditar que a proposta será aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde, como aprovou a cessão em regime de comodato do Hospital Metropolitano que será o primeiro a ter uma gestão pelo terceiro setor.
“É uma possibilidade de gerar mais qualidade no atendimento a população e Várzea Grande apoia a iniciativa do Estado em buscar melhorias para a saúde pública”.
Em Várzea Grande, o Conselho Municipal de Saúde deve colocar em votação ainda essa semana a possibilidade de a administração do Estado ser repassada ao Estado para posterior contratação de OSS
Unidades de Pronto Atendimento
Também ficou acertado que Estado vai construir em parceria com o Governo Federal duas unidades de Pronto Atendimento (UPA) em Cuiabá e Várzea Grande. Os locais de construções dessas UPAs serão definidos nessas reuniões técnicas. Com a definição, o governo apresenta o projeto no Ministério da Saúde e cede os terrenos. Como as UPAs são pré-moldadas o prazo de construção é de 180 dias.
O secretário de Saúde de Mato Grosso, Pedro Henry, destacou que as três UPAs, a serem construídas na região metropolitana de Cuiabá vai revolucionar o serviço médico na área de pronto atendimento. “Significa um reforço no atendimento de urgência e emergência que se faz necessário para manter dignidade ao cidadão”, destacou.
Com informações da Secretaria de Comunicação do Estado – Secom  e Mídia News

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: