>Desmatamento em Mato Grosso causa indignação na ministra do Meio Ambiente

Posted on maio 19, 2011. Filed under: Sem-categoria |

>

A ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, lançou uma guerra contra o desmatamento no Estado de Mato Grosso, que apresentou um salto em relação a outros Estados. Apesar das imagens captadas por satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) terem sido prejudicadas pela incidência de nuvens, o desmatamento em Mato Grosso neste ano teve um aumento de 47% entre março e abril de 2011 em relação a 2010.
Ainda segundo dados do INPE divulgados nesta quarta-feira (18), em 2010 foram desmatados 800 mil quilômetros quadrados no Estado. “Só neste ano já foram derrubados 400 mil quilômetros quadrados apesar de todos os esforços do Ministério e do compromisso do Estado para reduzir a derrubada de floresta”, declarou Izabela Teixeira.
O resultado surpreendeu a ministra, pois o desmate ocorreu em áreas grandes concentradas na região de Sinop. Os dados captados pelo satélite do INPE mostram que o índice de área desmatada em Mato Grosso, foram os maiores da Amazônia Legal, com 1,42 km², enquanto a média nos outros Estados ficom em torno de 0,7 km².
“O comportamento do desmatamento em Mato Grosso é completamente e atípico contraditório”, afirmou.
A ministra disse que manterá as equipes de fiscalização no Estado. O Ibama mantém 522 homens no Estado. Outros 120 membros da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e mais 120 da Polícia Ambiental também estão participando das operações.
“A orientação é de que ninguém sairá do campo. Tem homens há mais de 90 dias no campo e não há prazo para retornar. Cem porcento do planejamento da fiscalização do Ibama está sendo cumprido. Estamos trabalhando nas áreas críticas. Estamos em campo avaliando a situação”, destacou.
De acordo com a ministra, a avaliação sobre as áreas, os municípios e as propriedades está sendo feita pelo gabinete de crise instalado pelo Ministério.
“Se for possível, mandaremos mais homens para intensificar a fiscalização”, garantiu.

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: