>Educação de jeca-tatu

Posted on maio 20, 2011. Filed under: Sem-categoria |

>

Tenho verdadeira aversão a políticos mercadores de ilusão. Este tipo de gente não contibui com a evolução da sociedade, o que faz, nada mais é do que manter o entorpecimento geral enquanto se sustenta no poder.

O deputado licenciado e Secretário de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, contribuiu esta semana para que esta aversão aumentasse. Disse ele, no programa de rádio Chamada Geral, que está trabalhando para entregar um ipad para cada estudante de Mato Grosso, e cita que esta também é uma meta da presidente Dilma.

Não se trata de pessimismo. É realidade pura. Com tanta coisa para ser feita ainda na educação e aqui estamos falando de coisas básicas, como reformas de prédios, merenda escolar de qualidade, melhoria salarial dos professores e uma grade curricular que efetivamente ensine o aluno e não o faça dar fiasco no Enem.

Tudo isso, antes de qualquer coisa, precisa ser feito antes de se falar em adquirir ipad’s. E mesmo se a decisão for essa, gastaria-se, a preços de hoje, pelo menos meio bilhão de reais para adquirí-los, e não parece que temos toda essa disposição orçamentária. Aliás, não temos!

Os municípios brasileiros no geral e mato-grossenses, em particular tem um dos piores sistemas de ensino do mundo. O Enem está aí para comprovar. O aluno chega no segundo grau e mal sabe escrever uma redação. O ensino federal, em seu conjunto é o melhor avaliado, seguido do paticular e só depois o estadual e municipal.

A federalização do ensino municipal e estadual vem sendo discutido há anos, mas não encontrou ainda o caminho livre para sua efetivação. Gasta-se espaço nos jornais para falar de futilidades e pouco sobre a problemática real. Os professores estão em greve e, justiça seja feita, deveriam, neste país onde se valoriza a bola e a bunda, gastar menos com fantasias e estádios de futebol e mais com nossos mestres.

A educação é coisa séria, e não deve ser tratada por um jeca-tatu (com todo respeito a Monteiro Lobato), que joga na mídia soluções simplistas para hipnotizar a platéia e manter seu status político, se movendo pela lógica do voto.

Eu quero crer que seja possível, um dia, cada estudante ter mesmo seu ipad, fornecido pelo governo. Mas até lá, é preciso fazer uma depuração na classe política, mandando embora os mercadores de ilusões e se cercando com aqueles que realmente pensam e tenham um compromisso com a qualidade do ensino e da educação em nosso estado e nosso país em toda sua complexidade.

Os nossos Cristóvãos Buaques de Mato Grosso, realmente ainda não chegaram no poder. Enquanto isso temos que viver de Eliene’s Lima’s. Triste sina!
Autor: José Marcondes (Muvuca) editor do Mega Debate

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: