>VLT para Cuiabá!

Posted on maio 21, 2011. Filed under: Sem-categoria |

>

Nem tudo é como parece, embora a mídia de massa esmague algumas ‘verdades’ em nossa cabeça. A verdade é que o deputado Riva não é o pai do VLT, embora sua assessoria esmague essa história nos jornais. Foi a mídia a responsável por reverter a situação, jornais, TV’s, sites, imprensa em geral.

Um dia depois que Yênes Magalhães anunciou a contratação de uma empresa para fazer as desapropriações em Cuiabá e deu como certo que o modelo de transporte escolhido seria o BRT, este colunista procurou o presidente da Assembleia, José Riva, e propôs-lhe realizar uma manifestação pública pelo VLT. No que Riva respondeu:


“Estou desanimado, não vou mais ficar brigando com esse povo, parece que já está tudo acertado”

O Mega Debate publicou no mesmo dia que, embora o Riva estivesse desanimado, nós e alguns outros não, e continuaríamos lutando e denunciando a desfaçatez que estavam fazendo com nossa cidade ao impor goela abaixo um modelo de transporte arcaico, como é o caso do BRT.

Setores da imprensa que se engajaram naquilo que acreditavam ser melhor para Cuiabá continuaram na batalha. O assunto estava repercutindo e somente dias depois Riva se reanimou novamente e continuou na defesa do VLT. Portanto, se há um instrumento de pressão responsável pela força que ganhou o VLT, este instrumento é a imprensa que, de maneira vezes inteligente, vezes pelega, canalizou a luta na figura do deputado Riva por ver nele uma força capaz de reverter a situação. Posto desta maneira, pode-se afirmar que Riva usou a imprensa sim, mas também foi usado por ela para um determinado fim.

Deu certo. Outras lideranças políticas também se manifestaram. A batalha ainda não está vencida mas a reação de todos aqueles que aderiram a luta pelo VLT ainda será uma história contada por muitas bocas e vencida (caso vença) por muitos braços que foram empunhandos nesta batalha.

Hoje todos os 24 deputados estaduais apoiam o VLT, desconheço um vereador que se posicione contra, o presidente da Agecopa, Éder Moraes é pelo VLT,o Governador Silval Barbosa também já está convencido. Uma pesquisa realizada pela Agência para consumo interno revelada a esta coluna aponta que 97% da população é pelo VLT, ou um transporte mais moderno e confortável. A batalha da comunicação foi vencida a da política também, faltando agora apenas a questão técnica dos projetos.

Dá para contar nos dedos as pessoas de alguma expressão que defendem ou defenderam o BRT: Blairo Maggi, que parece ter recuado; Pedro Taques, que mudou de assunto; Yênes Magalhães, que mergulhou em tristeza profunda e o jornalista Auro Ida, que anda pra lá e pra cá tentando defender o indefensável.

O dia D está chegando e a luta continua!
 
Autor: José Marcondes (Muvuca) editor do Mega Debate

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: